segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Infográficos: análise



Analisando o infográfico "Os 40 do mensalão", percebe-se a qualidade empregada pelo jornal O Estado de São Paulo. De cara, aparecem as fotos dos 40 envolvidos no esquema de corrupção no Governo Federal no ano de 2005 que, até hoje, tem desdobramentos na política brasileira. Lá estão os perfis de cada um deles, como o ex-ministro José Dirceu (foto), contendo as acusações postas pela justiça. O infográfico não coloca qualquer dúvida quanto ao conteúdo e como acessá-lo. De fácil entendimento.

Em um segundo momento (uma nova guia do infográfico) aparecem mais fotos, dessa vez dos momentos da crise. Mais uma vez, a compreensão dos fatos é ótima, mostrando verdadeiramente uma chaga que não podemos deixar passar em branco para a história... Por fim, um glossário contendo os artigos do Código Penal, aos quais os operadores do esquema fraudulento estão denunciados à Justiça. Mais uma vez, tudo de fácil entendimento.

A fragmentação dos conteúdos foi bem feita, não deixando que o leitor se perca nos detalhes. Tudo muito bem indicado. Qualquer pessoa, por mais leiga que seja na informática, tem condições plenas de entender como acessar e entender o infográfico. Ele também permite que os leitores comentem os fatos mostrados, dêem suas opiniões e contribuições para com a reportagem postada no infográfico.

De fato, a infografia tem um caminho bem próspero no futuro do jornalismo.




quarta-feira, 18 de novembro de 2009

As tecnologias do futuro

O uso de tecnologias móveis está trazendo do futuro o presente da comunicação.




Desde o advento do telefone celular (aqui no Brasil, em 1991) a tecnologia da informação passou a ter um novo capítulo. Principalmente o rádio foi um dos grandes beneficiados com essa nova, à época, forma de transmissão de informações. De qualquer parte do mundo, o telefone celular é uma ferramenta maravilhosa dos jornalistas que militam na comunicação. A televisão também ganhou agilidade com seu uso.


Só que a evolução não para! Recentemente, os blogs tomaram conta dos grupos de comunicação. Aqui no Rio Grande do Sul, a RBS tem inúmeros funcionários com seus blogs, tanto da área de jornalismo (Rosane de Oliveira), quanto do esporte (Pedro Ernesto Denardin) trazendo todo tipo de informação, mais do que se fala na rádio ou se redige no jornal.


Agora, a grande onda é o Twitter. Willian Bonner, apresentador do Jornal Nacional "twita" diariamente. Veículos como Zero Hora e portal G1 têm seus principais destaques postado nesse microblog. Até onde vai isso? Sinceramente, não tenho idéia! Talvez quando 2012 chegar dê uma parada...




Ficou com curiosidade?
Blogs de Rosane de Oliveira: www.zerohora.com/blogdarosane


Pedro Ernesto Denardin: www.clicrbs.com.br/pedroernesto




Twitter










Twett: Leia matéria sobre formas de tecnologias na comunicação no meu blog. Obrigado.