domingo, 13 de setembro de 2009

Professores e universidade

Olá, meus amigos!!!

Fiquei alguns dias ausente, mas cá estou...

Hoje é um domingo, que está começando a ficar bom, pois o sol (que há dias não aparece) está se apresentando. Estou em Gramado, utilizando-me da gloriosa internet de uma conhecida companhia de celulares...(É meio complicada; cai a cada dez minutos!!!).

Meu principal assunto hoje é uma coisa que assola os alunos de universidade: professor que acha que é o centro do universo! Vai dizer que vocêr também já não passou por isso? Hã? Não refiro-me aos meus professores nesse semestre que, por enquanto, não estão cobrando exclusividade, mas aos professores de pessoas do meu convívio que estão sofrendo com isso.
Eles acham que o aluno está à disposição dele o tempo todo. Pedem livros que não se encontram na biblioteca do campus; exigem trabalhos de difícil elaboração; dizem pro aluno "se virar" sem dar uma verdadeira orientação ao estudante.

Esquecem que hoje o aluno não é aquele que só estuda, mas também trabalha! Tem de sustentar o lar! Eu penso que certos trabalhos são absolutamente desnecessários, a começar pelo TCC, ou ao Artigo Científico (caso da Ulbra). Não será uma pesquisa desse tipo que vai dar a instrução final para o aluno. Os alunos de hoje expressam um desinteresse colossal pela universidade. E não tiro a razão. Não há estímulo para estudar pois, muitas vezes, já se tem um trabalho e esse realmente é o lugar que vão aprender a sua profissão. O aluno está, de fato, comprando o diploma! Os educadores têm de adaptar aos novos tempos.

O Ministério da Educação também! Tem de rever suas atitudes e não ficar trocando o tempo todo o currículo das universidades! Aluno de jornalismo fazendo cadeiras de direito e economia? Desnecessário! Ao invés disso, tem de fazer outra de rádio, português ou TV! Hoje em dia, tem coleguinha que entende muito de percentuais da poupança, ações da bolsa. Mas nos seus textos aparecem palavras como "ouveram" e outras atrocidades com o português. Com a queda da obrigatoriedade do diploma, as empresas vão contratar um economista, um advogado para prestar esse tipo de informação (antes já era assim, imagine agora...).

Não é só o aluno que tem de se dedicar; a universidade tem de ajudar e merecer isso!!!

2 comentários:

  1. Infelizmente estou passando por essa burocracia universitária, Sr. Luis Magno! Contratos, carimbos e assinaturas, por causa de uma disciplina obrigatória que eu já realizo em meu cotidiano há 8 anos!!!
    Achei que isso acontecia apenas na "Unibells", mas pelo jeito a coisa está se espalhando.
    Espero que a tua formatura seja muito em breve, para evitar esses transtornos. Até mais!

    ResponderExcluir
  2. É, Márcio, complicado mesmo. Minha formatura será no final do ano que vem. Já estou prepando meu espírito...
    Valeu pela tua participação1 Abração!

    ResponderExcluir